Em física, a equação do calor é um modelo matemático para a difusão de calor em sólidos. Este modelo consiste em um equação de derivadas parciais que muitas vezes é também chamada de equação da difusão (térmica).

A equação do calor prediz que se um corpo a uma temperatura T é submerso em um recipiente com água a menor temperatura, a temperatura do corpo diminuirá, e finalmente (teoricamente depois de um tempo infinito, e sempre que não existam fontes de calor externas) a temperatura do corpo e a da água serão iguais (estarão em equilíbrio térmico).

Existem diversas variações da equação do calor. Na sua forma mais conhecida, ela modela a condução de calor em um sólido homogêneo, isotrópico e que não possua fontes de calor, e é escrita:

Aqui,  representa o campo de temperaturas e é a função incógnita.  é o coeficiente de difusão térmica.

Na presença de fontes de calor, a equação toma a seguinte forma:

A equação do calor é de uma importância fundamental em numerosos e diversos campos da ciência. Na matemática, são as equações parabólicas em derivadas parciais por antonomásia. Na estatística, a equação do calor está vinculada com o estudo do movimento browniano através da equação de Fokker–Planck. A equação de difusão, é uma versão mais geral da equação do calor, e relaciona-se principalmente com o estudo de processos de difusão química.


EQUAÇÃO DE CALOR NO SISTEMA DE GRACELI.

 / EF/ TM / T =

/ EF/ TM / T = ESTADO FÍSICO, TIPO DE MATERIAL [ÁGUA, TIPO DE ÓLEO, E OU OUTROS],TEMPERATURA.


/  / EF/ TM / T =



  / EF/ TM / T =

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog